Por Cacau Peres
Vira e mexe alguém me pergunta: “Afinal, qual o certo a se dizer: Yoga ou Ioga?”. A dúvida não é somente quanto à grafia, mas especialmente quanto à pronúncia, se com o O aberto (como em pó) ou com o O fechado (como em ovo).
Não existe “certo e errado” quanto à palavra Yoga ou Ioga. O que existe é se você prefere pronunciar e escrever a palavra como no sânscrito (de onde a palavra se originou) ou na forma transliterada para o português. Se for em sânscrito, a palavra se grafa com Y e tem o som do O fechado. Se for na forma transliterada, a palavra se grafa com I e tem o som do O aberto.
Outra questão a se atentar é para o gênero da palavra Yoga. Em sânscrito, a palavra é um substantivo masculino e, portanto, falamos “o Yoga”. Já em português, a palavra se torna feminina, e falamos “a Ioga”.
Pessoalmente, eu prefiro usar a palavra em sua origem, ou seja, eu uso “o Yoga”, com o som do O fechado. Mas você pode e deve falar como bem quiser e entender. Essas diferenças são detalhes tão pouco relevantes que nem valem à pena que você se preocupe com elas. O importante é que você pratique, seja Yoga ou Ioga!
Harih Om!