Alongamento & Flexibilidade por Luiz Isique

Alongamento & Flexibilidade por Luiz Isique

  • Post category:Blog

Vejo pessoas que há anos fazem alongamentos mas não sentem melhora na sua flexibilidade. Já parou pra pensar como tem alongado seus músculos? Primeira coisa é entender que alongamento é uma ação, flexibilidade é uma condição (que pode ser mudada, com paciência) mas nem todo alongamento acaba produzindo melhora na flexibilidade.

Muita gente alonga de forma forçada, rápida (segura 5 segundos e já foi) e sem periodicidade e isso não irá fazer seus músculos entenderem que precisam se tornar mais longos.

Resumindo: pra uma melhora saudável na flexibilidade é preciso alongar com frequência, é preciso alongar sem forçar e aprender a relaxar no alongamento (alongar de forma forçada só fará seu músculo entender aquilo como uma agressão e se fechar à ela), e é preciso sustentar a ação por um tempo. Deixe seu corpo sentir a postura e ir relaxando dentro dela por um bom tempo, nossa flexibilidade também melhora bastante quando vamos nos tornando capazes de sustentar o desconforto (que irá diminuir e passar). E claro: repouso!

Quando alongamos criamos micro fissuras nos tecidos que se recuperam naturalmente por isso é muito importante relaxar (não pule o shavasana no fim da aula de Yoga) e dormir o necessário por dia, além de se hidratar corretamente. Quer seja você praticante de Yoga ou qualquer outra coisa, as melhoras surgem quando a disciplina anda de mãos dadas com a gentileza.