O que é OJAS?

O que é OJAS?

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Ojas é o poder de resistência e capacidade de nos sustentar, em todas as formas de esforço, tanto físico quanto mental. É esse suporte que gera o estado de contentamento (santosha) com tudo o que temos, onde quer que estejamos. 

Em seu livro “Textbook of Ayurveda, fundamental principles” – vol.1, Dr. Vasant Lad esclarece que Ojas não é um conceito poético e romântico, mas sim uma substância biológica e protoplásmica que inclui albumina, globulina e muitos outros hormônios. Esta constituição é formada durante a biossíntese dos tecidos do corpo, ou seja, durante a criação de sthāyi dhātu

Ele ainda acrescenta que Ojas também é rico em Soma (energia nutritiva de aspecto lunar), e que pode ser comparado à serotonina, pois é Soma que dá um “estado de consciência feliz”. O Ayurveda descreve que existe um Soma Cósmico e um Soma Individual, e que quando esse Soma é liberado em Samadhi (estado de meditação), há uma sensação de bem-aventurança e contentamento.

INTER-RELAÇÃO DE OJAS, TEJAS E PRANA

Os Tridoshas (Vata, Pitta e Kapha) são as combinações dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra). E são descritos da seguinte forma:

  • Vata está relacionado aos elementos ar e éter.
  • Pitta está relacionado aos elementos  água e fogo.
  • Kapha está relacionado aos elementos terra e água.

Ojas, Tejas e Prana são as suas formas sutis e energéticas correspondentes, porém cada um se relaciona com o mais sutil dos dois elementos predominantes. Sendo assim:

  • Ojas é a pura essência de Kapha dosha, e do elemento água em particular.
  • Tejas é a pura essência de Pitta dosha, e do elemento fogo em particular.
  • Prana é a pura essência de Vata dosha, e do elemento éter em particular.

Da mesma forma que Vata, Pitta e Kapha sofrem mudanças constantes em resposta aos alimentos que ingerimos, às atividades que realizamos, às emoções que sentimos, aos pensamentos, às estações do ano, idade e vários outros fatores; Ojas, Tejas e Prana também podem ser perturbados na qualidade (dushti), decrescidos (kshaya) e acrescidos (vruddhi) na quantidade ou deslocados (visramsa).

De acordo com o Dr. Marc Halpern, fundador do Ayurveda College na Califórnia, Ojas, Tejas e Prana governam o funcionamento do corpo sutil e suportam o corpo físico, mantendo-o saudável através dos aspectos de Vata, Pitta e Kapha.

David Frawley, em seu livro “Yoga e Ayurveda”, considera que além “dessas três forças (Ojas, Tejas e Prana) estarem inter-relacionadas entre si, Prana e Tejas estão enraizados em Ojas, e podem ser considerado aspectos deste último.”

O Dr. Vasant Lad explica esta inter-relação da seguinte forma: “Tejas cria Ojas, e este protege Prana, a força vital que mantém a respiração celular. A inteligência celular é Tejas, o fluxo desta inteligência é Prana, e o meio por onde esta inteligência flui é Ojas. Portanto, Ojas é a sede de Prana e a essência refinada de todos os tecidos do corpo.”

Posto isso, Ojas é definido como o material corporal bioenergético que contém Prana (força vital, movimento e respiração celular), resultado da ação constante de Tejas (atividade metabólica, energia e inteligência celular) presente em todos os tecidos, que tem como função manter o estado de contentamento, as reservas de energia e o estado imunológico do corpo de forma adequada.

COMO OJAS É FORMADO NO CORPO?

O Dr. Vasant Lad compara a formação de Ojas ao processo de fabricação do ghee. Ele explica que durante a produção do ghee, a manteiga é agitada, o que gera calor e eletricidade (agni). Este aquecimento ioniza e separa as moléculas da manteiga do leite, e com o esquentamento adicional, a pura essência, chamada ghee, é separada. 

Dessa forma, ele esclarece que: “assim como o ghee é a pura essência do leite, Ojas é a pura essência dos dhātus (tecidos)“. 

Então é fácil concluir que a formação de Ojas está diretamente relacionada ao fogo digestivo (agni) e será impactada positiva ou negativamente por ele. Um bom agni pode criar um bom estado de Ojas ou vitalidade. Pois, quando a comida é ingerida na hora certa, nas quantidades corretas e com boas combinações, o agni será forte e isso aumenta Ojas. Consequentemente, o relacionamento saudável entre eles resulta em uma saúde vibrante.

Por outro lado, quando nosso fogo digestivo está fraco e o corpo não consegue converter adequadamente os alimentos, o resultado é uma substância tóxica chamada ama, isto é, “o produto final metabólico tóxico resultante de uma digestão inadequada”. Este alimento não digerido deixado no sistema digestivo é o principal fator contribuinte para doenças, pois cria uma sensação de peso e lentidão no corpo. Quando temos ama no corpo, o fígado fica congestionado, temos impurezas no sangue, os órgãos dos sentidos ficam fracos, nos sentimos cansados, e tudo isso pode resultar em múltiplos desequilíbrios digestivos e hormonais. Fisicamente, ama e má digestão resultam em “envelhecimento prematuro, falta de clareza sensorial, doenças crônicas e perda geral de vitalidade”. 

Portanto, como resultado do processo digestivo adequado entre os sete tecidos, a qualidade de Sukra Dhatu (sistema reprodutor e sétimo tecido) é responsável pelo suporte e nutrição de Ojas, Tejas e Prana no corpo físico. Por isso que em algumas tradições, o incentivo ao celibato ainda é praticado. – caso o leitor queira saber mais sobre o que é Brahmacharya, acesse o texto: “Os três pilares do Ayurveda (Trayopastambha)“.

ONDE OJAS SE MANIFESTA?

De acordo com Charaka Samhita, Ojas é de dois tipos: 

  • Para: descrito como Ojas superior ou refinado, sua medida é de oito gotas. É coloidal em sua natureza, líquido, viscoso e doce como o mel. O cheiro lembra a do arroz tostado. Como é rico em Soma, promove um estado de bem aventurança. Está localizado no coração e estimula o marcapasso do nodo sinoatrial, mantendo a atividade vital deste órgão.
  • Apara: descrito como Ojas inferior ou não processado (cru), sua medida é de ½ anjali (igual ao tamanho de uma mão em concha) e se move por todo o corpo. É totalmente dependente de Para Ojas, pois se não há batimento cardíaco, Apara Ojas não circula e esta estagnação é a morte.

Pode-se literalmente ver a saúde promovida por Ojas no físico de uma pessoa se observarmos alguns sinais como:

  • Pele brilhante.
  • Energia ao acordar.
  • Entusiasmo e alegria de viver.
  • O corpo fica leve e vibrante.
  • A digestão é forte e completa.
  • Sem inchaço no estômago ou problemas de flatulência.
  • Língua rosa clara sem revestimento.
  • O odor corporal cheira bem.
  • O corpo não adoece com muita frequência.
  • Fertilidade saudável.

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE OJAS?

Ojas é a pura essência de todos os tecidos, o qual sustenta a resistência natural do corpo através da circulação mantida pelo batimento cardíaco. Ojas combate o envelhecimento, a decadência e a doença.

Uma das suas funções é manter a qualidade e quantidade dos sete dhatus (tecidos), dos três malas (expurgos: urina, fezes e suor) e dos três doshas (Vata, Pitta e Kapha). Por isso, quem o tem, dificilmente adoece.

No corpo físico (annamaya kosha), ele se manifesta como a força de estabilidade que protege o corpo contra danos. É a força por trás do sistema imunológico e a energia que permite que os tecidos (dhatus) do corpo resistam às lesões. É a forma mais pura de kapha. É a força positiva por trás de todos os subdoshas. Portanto, pessoas com natureza kapha têm maior quantidade natural de Ojas em seus corpos. Logo, maior resistência às doenças.

No corpo sutil (pranamaya kosha, manomaya kosha, vijnanamaya kosha), Ojas manifesta as forças de estabilidade e contentamento. Na mente, fornece estabilidade psicológica, resistindo aos agentes do estresse, o que permite que a pessoa permaneça contente, independentemente do que está acontecendo ao seu redor.

Quando Ojas é saudável, a mente é forte e não se cansa facilmente. O indivíduo que o tem, possui excelente resistência, o que lhe permite trabalhar por muito tempo em problemas mentais complexos. Pois Ojas fornece uma estrutura sólida para os canais da mente, permitindo que ela mova grandes volumes de pensamento de maneira coordenada. Consequentemente, Ojas serve à mente protegendo-a contra as forças excessivas de Prana e Tejas.

O QUE CAUSA AS DESORDENS DE OJAS?

De acordo com Charaka Samhita, “Quando Ojas está baixo, a pessoa fica com medo, fraca, preocupada, tem os sentidos perturbados, tez pobre, mente fraca, é áspera e magra.”

Está descrito no Ashtanga Hridayam que “Ojas sofre esgotamento quando uma pessoa está com raiva, quando está com fome, quando consome alimentos antes mesmo de digerir os alimentos consumidos anteriormente, quando está triste ou quando está excessivamente sob estresse”.

Além disso, a qualidade da respiração e do Prana inalados no corpo afeta grandemente Ojas. “Quando há maus hábitos respiratórios ou má qualidade do ar, Ojas também pode se esgotar”.

Ojas também é consumido por: excesso de álcool, febre, ejaculação, orgasmo, excesso de trabalho, desnutrição, excesso de esporte, depressão, tristeza, irritabilidade, raiva, ansiedade e estresse. Outras causas conhecidas incluem: maus hábitos de sono, dor crônica, viagens excessivas e envelhecimento.

O Dr. Vasant Lad afirma que a qualidade de Ojas depende de bons relacionamentos, escolhas de estilo de vida e quanto trauma e estresse estão presentes na vida diária. O estresse é uma das principais causas de depleção de Ojas. Quando as pessoas ficam estressadas por excesso de trabalho, ou se movimentam muito rápido, ou quando há conflito, trauma e uso excessivo dos órgãos sensórios por estímulos externos, Ojas se finda.

COMO CONSTRUIR OJAS DE FORMA ADEQUADA?

Ayurveda sugere construir e equilibrar Ojas seguindo rotinas diárias regulares, sendo nutricionalmente equilibrado, cultivando um fogo digestivo saudável e não assumindo muitas situações estressantes na vida. 

Ingerir alimentos de natureza sattvica melhora Ojas (caso o leitor queira saber mais sobre Sattva, acesse o texto: “Satwa, Rajas e Tamas“), pois por meio destes, há o cultivo da leveza e da consciência nos tecidos da mente. Ojas é aumentado com a ingestão de alimentos como:

  • Leite de boa qualidade, óleos vegetais, arroz e nozes. 
  • Sabores adequados e equilibrados.
  • Fragrâncias aromáticas encontradas na natureza e cheiros atraentes também alimentam Ojas
  • Outros alimentos construtores de Ojas incluem: tâmaras, figos, sementes de abóbora, sementes de gergelim, coco, água de coco, leite de coco, grãos integrais, frutas com alto teor de antioxidantes, cacau, beterraba e alguns caldos de medula óssea.
  • Ervas rejuvenescedoras.

Além disso, o cuidado com a digestão é tão importante quanto a qualidade daquilo que ingerimos. Por isso, o nosso relacionamento diário com a comida e o comer, precisa ser nutritivo e calmante, em vez de preocupado e apressado. Para iniciar, podemos praticar algo simples como:

  • Criar consciência sobre a maneira como cozinhamos e comemos é crucial para apoiar uma digestão saudável. 
  • Sentar-se tranquilamente para desfrutar de uma refeição, não comer muito rápido e mastigar bem gera respeito e conexão com a comida, o que é fundamental para a construção de Ojas no corpo físico.

Ademais, devemos ter uma atenção ao manejo do estresse e da tensão diária da vida. Considerar o descanso de qualidade e sono adequado são fundamentais para a manutenção de Ojas. Por isso, podemos considerar:

  • Manejo da insônia, pois a falta de sono nos torna irritados e tira a estabilidade da mente.
  • Redução da negatividade e do conflito no trabalho e em casa é essencial para um sistema imunológico saudável e uma mente calma. 
  • Passar algum tempo na natureza. 
  • Desconectar-se dos estímulos constantes ao nosso alcance também é importante, por exemplo: desligar a TV e sair para um ambiente tranquilo, tanto o corpo quanto a mente têm tempo para se restabelecerem. 
  • Praticar exercício suave diário. Simplesmente dar um passeio ao ar livre, nadar ou passear de bicicleta promovem uma vida saudável e constroem Ojas.
  • Aplicação terapias corporais como como abhyanga e shirodhara.
  • Prática de yoga asana, exercícios respiratórios e meditação.
  • Passar mais tempo com pessoas que amamos.
  • E sem dúvida, a prática de svadhyaya, ou auto reconhecimento através do estudo sobre si mesmo, a fim de realizar a sua verdadeira natureza.

CONCLUSÃO

A medicina ocidental reconhece que o estresse e a tensão criam doenças no corpo, e enfatiza que o estilo de vida equilibrado é a base para a cura das enfermidades.

Há milhares de anos, o Ayurveda já ressalta que o estresse afeta negativamente a saúde e Ojas, e para evitar que isso aconteça, basta viver uma vida com equanimidade. O que parece simples à primeira vista, porém dentro do contexto atual, onde a aparência e o apelo externo têm muita importância, não é fácil manter este equilíbrio. 

Por isso, de todas as ações listadas para construção de Ojas, a mais valorosa é o cultivo e a consagração do agni. O Dr. Vasant Lad costuma afirmar em suas aulas que a maioria de nós se apega à dedicação de ações externas, mesmo que sejam relacionadas ao autocuidado, e nos esquecemos da atitude mais relevante, que é a interna.

No Bhagavad Gita, capítulo 15 – verso 14, Krishna diz para Arjuna:
अहं वैश्वानरो भूत्वा प्राणिनां देहमाश्रितः ।
प्राणापान समायुक्तः पचाम्यन्नं चतुर्विधम् ॥
ahaṃ vaiśvānaro bhūtvā prāṇināṃ dehamāśritaḥ
prāṇāpāna samāyuktaḥ pacāmyannaṃ caturvidham 

“Eu sou o fogo digestivo no corpo de todas as entidades viventes, em conjunto com o prana, entrando e saindo, para digerir os quatro tipos de alimento (mastigados, bebidos, lambidos, sugados)”.

Cultivar o seu próprio agni é o primeiro passo para a construção da vitalidade, saúde e Ojas. “Esse sim é o mais importante e verdadeiro Agnihotra”.

REFERÊNCIAS

  • OJAS – Modern Woes, Ancient Wisdom Balanced Ojas and the Prevention of Diseases Caused by Chronic Stress and Lifestyle – by Katharine Tabb, California College of Ayurveda.
  • OJAS – In Ayurveda, Ojas Rules Supreme – by Marisa Laursen, CAS, PKS, AYT, faculty at the California College of Ayurveda.
  • Ojas, Tejas and Prana – Subtle forms of Tridoshas – by Dr. Regina Antony.
  • Textbook of Ayurveda – Fundamental Principles, vol 1 – by Dr. Vasant Lad.
  • Bhagavad Gita – estudo do texto com Osnir Cugenotta.