Calma, respira!

Calma, respira!

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Por Caio Reis

Talvez você já tenha ouvido essa frase algumas vezes e tenha falado outras tantas.

Não é de hoje que o ser humano busca relações mais harmoniosas com as atividades e situações do cotidiano. Num mundo em que as coisas se tornaram muito aceleradas, frágeis, não linear e muitas vezes pouco compreensíveis (conhecem o termo BANI, que é uma evolução do mundo VUCA?), obter estratégias para uma melhor qualidade de vida pode ser interessante. Muitas vezes essas estratégias e respostas precisam ser rápidas, pois a vida no AGORA apresenta características complexas e, seria ótimo ter soluções na mesma velocidade que os impactos que recebemos.

Voltando para nosso respiro, podemos abordar as estratégias de Mindfulness, traduzido como Atenção ou Consciência Plena. Lembro do meu professor dizer para apresentarmos Mindfulness como um treinamento educativo. Mas, educar o que? Assim como estudamos algo para nos aprofundar, fazemos relações entre os temas e trazemos a experiência para nosso dia a dia, eu diria que a educação é para treinarmos o aspecto de ser humano (homo sapiens). Como humanos, podemos saber O QUE e COMO estamos fazendo. 

Um estudo mediu que colaboradores de uma empresa passam em média 47% do tempo de trabalho divagando e sem atenção. Imagina o quanto as pitadas de atenção poderiam ajudar? Talvez ao ler este texto, um livro, assistir um curso, uma reunião, falar com alguém, fazer uma aula de Yoga e etc., sua atenção divague em alguns momentos. Para Mindfulness, que é o estado de mais atenção, isso pode ser maravilhoso. Saber que não estou pleno(a) é exatamente voltar ao COMO. Sim, agora posso voltar a me envolver novamente com a situação. Ao estar inteiro(a) existem mais possibilidades, melhores recursos, mais felicidade, maior foco, melhor relação com a respiração, formas de lidar com as emoções, mais conexão com pessoas, empatia e vários outros benefícios que já foram estudados cientificamente. 

Então Mindfulness é um treino em que exploramos as inúmeras possibilidades do dia (atribulado) para permitir espaços de mais inteireza. Podemos colocar esse estado de treino em tudo: como comemos, como ouvimos, como trabalhamos..Mindfulness pode ser pequenas verificações ao longo do dia. Como estou? O que estou fazendo? 

Bom, até aqui comentei de práticas do cotidiano que são facilmente aplicadas no dia a dia. E como praticar uma meditação Mindfulness? Você precisa de um corpo, de uma respiração e de uma mente – para saber o que está acontecendo com você e com seu arredor. Nas aulas de Meditação Mindfulness exploramos diferentes estilos de prática, seja ao ouvir sons, ampliar a relação com os sentidos, tocar a experiência do corpo, respirar e se cuidar. 

E para finalizar: como foram esses momentos até aqui? Precisa de um respiro, de um alongamento, de um acolhimento? A partir desse estado de observação e consciência, o famoso “calma, respira” pode vir naturalmente. E, se quiser, adicione um “sorria e relaxe” – para ficar ainda mais completo!

– Aqui no My Yoga temos práticas guiadas on-line toda Terça e Quinta às 07h30min em nossa grade com o professor Caio Reis.