Por Equipe My Yoga
Hoje (07 de Outubro) se inicia o Navarātri. Você sabe a importância dessa celebração?
O Navarātri é a maior festividade indiana dedicada à Devī. Em sânscrito Devī representa o Divino em seu aspecto feminino, segundo a tradição védica, o feminino é relacionado à Śakti, sinônimo de força, poder e multiplicidade das formas. Nas nove noites do festival, Devī é exaltada em todos os seus aspectos com muita dança e cerimônias.
Originalmente o festival está associado à deusa Durgā. Seu nome traduzido do sânscrito quer dizer “a inacessível” ou “a invencível”. O festival é comemorado de modos bem distintos de acordo com cada região da Índia. Ao Sul da Índia, por exemplo é comum a divisão do Navarātri em três partes com três dias cada, sendo os primeiros associados a Durgā (a Deusa guerreira), e na sequência ofertados à Lakṣmī (a Deusa da abundância) e Sarasvatī (a Deusa da sabedoria). No Norte da Índia, todo o festival é dedicado a Durgā, sem menção a Lakṣmī e Sarasvatī; porém cada dia é dedicado a uma das Navadurgā (nove manifestações de Durgā). Em algumas tradições há um décimo dia, Vijaya Daśamī, o dia da Vitória, onde se celebra o êxito daquele que verdadeiramente se dispõe a enfrentar e destruir a ignorância, representando o processo de autoconhecimento.
Devī é o poder divino que coexiste em sua forma cósmica e dentro de cada indivíduo. Quando a invocamos e homenageamos estamos nos colocando em sintonia com uma divindade que é superior a tudo, e também ativando as forças divinas que existem em nós.
Se decidir celebrá-la em suas práticas pessoais durante os dias do festival, estabeleça o seu saṅkalpa (sua intenção, sua dedicação, seu propósito) e se beneficie dessa poderosa conexão.