Por Izadora Camacho
Dia 20 de março às 12h33 o Sol ingressou no signo de Áries. Foi também o início de uma o início de uma nova estação – outono no hemisfério sul e primavera no hemisfério norte – e o início da jornada do Sol pelos 12 signos do zodíaco, quando é celebrado o ano novo astrológico.
Sendo o primeiro signo do zodíaco, aquele que abre uma estação e onde o Sol inicia sua jornada, a energia do começo e o impulso de iniciativa é algo inerente ao signo de Áries, o pioneiro do zodíaco que arrisca tudo para conquistar seus objetivos, repleto de vigor para enfrentar as novas batalhas.
Áries é a explosão da vida, o símbolo da capacidade de começar algo novo, investir no desconhecido, abandonar medos e preconceitos para se envolver em uma situação nova ou diferente. É a habilidade de se desprender sem lamentar o que passou e aproveitar o encantamento que as novas experiências trazem.
Devido a sua impulsividade, característica dos signos do início das estações (Câncer e o inverno, Libra e a primavera e Capricórnio e o verão), o carneiro do zodíaco pode dar algumas cabeçadas, mas em um piscar de olhos ele se recupera e começa tudo outra vez.
Por ser um signo do elemento fogo, sua ação é voltada para afirmar sua identidade e sua vontade. Sua expressão é intensa, dramática e espontânea. Posiciona-se de forma firme e enérgica, ou seja, pode impor sua opinião no grito, mas a grande verdade é que Áries só quer ser coerente com suas vontades, independente de qualquer imposição social e para ele ser aceito como ele é, exige que sua individualidade seja exaltada.
A aceitação dos impulsos mais espontâneos e naturais permite que ele atue em harmonia com sua própria natureza, que algumas vezes difere com as regras e leis humanas.
É regido por marte, o deus da guerra, Áries gosta de vencer, de ser o primeiro. Corajoso e ousado, a vida é uma grande aventura, principalmente quando há perigo.
Não aceita a derrota, tem dificuldade para reconhecer qualquer fracasso ou admitir que esteja errado. Geralmente prefere deixar tudo de lado e seguir em um novo empreendimento como se nada tivesse acontecido.
Qualquer situação do cotidiano é encarada como um grande desafio. Busca o confronto ou nega qualquer coisa até perceber, sempre depois, que não era bem aquilo que ele precipitadamente achou, a partir desse momento ele passa a concordar ou aceitar melhor a situação.
Movido por paixões, da mesma forma que se apaixona perdidamente – de forma repentina – se desapaixona e esquece que estava envolvido em uma paixão. Seu espírito conquistador e aventureiro faz com que ele aceite qualquer desafio, investindo todos os recursos que dispõe. Quando a conquista se concretiza, ele percebe que não era bem aquilo que queria e parte para outra com a maior naturalidade do mundo.
Tende a rejeitar ou encobrir sua sensibilidade para poder atingir a imagem do herói ou uma pessoa bem sucedida. Isso permite que Áries conquiste seu espaço e sua representatividade social, mas por outro lado traz grandes dificuldades na hora de assumir seus próprios sentimentos e as suas fraquezas, e desta forma, muitas vezes deixa de viver seus sentimentos de forma plena, transferindo esta energia, que também é parte do seu ser, para suas conquistas ou para o reconhecimento social.
Em muitos casos, para sentir-se herói no cotidiano, coloca-se em situações limites, típica dos heróis dos romances. Porém, na prática, deixam tudo para a última hora, assumindo compromissos impossíveis ou metas intangíveis para a vida parecer uma aventura, um herói sempre em perigo enfrentando dificuldades desnecessárias.
Assim sendo, Áries acredita que o mundo é povoado por heróis e nobres causas, por isso, muitas vezes podem negligenciar o poder da gentileza, da simpatia, da paciência, do compromisso, da compreensão e da concórdia, qualidades encontradas no signo de Libra, seu oposto complementar.
Quando impostos a modelos rígidos de comportamento, o espírito aventureiro e a iniciativa transformam-se em agressividade, raiva, ressentimento ou em negação a tudo como forma de protesto. A intensidade febril é uma qualidade que deve ser estimulada e dirigida de forma criativa, para não se tornar uma energia contida e acumulada.
Transformar cada gesto em uma pequena aventura, cada intenção em uma busca pelo desconhecido, procurar o novo, desbravar, promover mudanças, criar novas realidades, olhar para o futuro, estabelecer metas a curto e longo prazo é o grande dom ariano.
Quando Áries percebe que não precisa provar para o mundo que é melhor em tudo, ele se permite de fato ser feliz e usar o que há de melhor em sua alma.
A temporada ariana traz a energia de ação, um período indicado para tomar decisões, visualizar novas possibilidades, manifestar desejos e vontades, desengavetar projetos ou até mesmo para se reorganizar ou movimentar aquilo que está parado. Buscar algo novo ou diferente através de metas definidas é uma boa pedida para começar com o pé direito o Ano Novo Astrológico!
Ficha Técnica Ariana
Frase: Eu sou
Palavra Chave: Atividade
Elemento: Fogo
Planeta Regente: Marte
Cor: Vermelho estimula o padrão de Ariano. As cores fortes, vibrantes e estimulantes também podem ser associadas ao signo.
Metal: Ferro
Pedra: Rubi e Ametista
Parte da Casa: Portas de entrada e entrada de qualquer ambiente
Tempo: Presente
CARACTERÍSTICAS POSITIVAS: Pioneiro, executivo, iniciador, competitivo, impulsivo, animado, entusiástico, corajoso, independente, dinâmico, rápido, vive no presente.
CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS: Dominador, irascível, violento, intolerante, apressado, arrogante, “eu primeiro”, brusco, sem persistência.
Palavras Associadas ao Padrão Ariano: Impulso, Ação, Iniciativa, Imediatismo, Determinação, Entusiasmo, Vontade, Espontaneidade, Otimismo, Euforia, Dinamismo, Vigor, Romantismo Heróico