Por Adarsha
Oficialmente não. Savasana é um ásana, e como todas as posturas, existe em três fases : entrar, “permanecer” e sair.
Então você entra na postura do morto, aquele que não oferece resistência, significado do nome savasana, passeando com seu olhar interno a fim de soltar cada pedacinho do corpo, certificando-se de habitar cada um deles. Isso porque essa postura vem no final da prática, exatamente quando o corpo está mais desperto e a mente mais relaxada.
E aí mora o perigo! Porque a mente muito binária só entende atividade ou sono. O yoga quer que você desfrute deste lugar de maneira consciente, presente, para deixar gravado na memória das suas células todo o bem estar do estado interno do yoga, exatamente para que você possa voltar à ele sempre que quiser e precisar.
Maaaass a maioria das pessoas chegam tão cansadas na prática, que eu particularmente acho que são umas guerreiras, guerreiras de Shiva na Babilônia e super entendo que depois de tudo o que acontece dentro da prática, suor, força, entrega, superação, dá aquele apagão! Tão forte e intenso, que repõem toda a bateria. As pessoas perdem até a noção do tempo, costumam me perguntar curiosas como “quantos minutos ficamos?” e dizem que se sentem como se tivessem dormido 8hs inteiras.
Então, como em todos os ásanas, vamos entender que tudo tem seu tempo. A postura vai sendo conquistada e cada dia é um dia. Sem culpa, sem medo, só acolhimento e respeito.
E por que deitar do lado direito ?
Na volta do Savasana, sempre sugiro que os alunos se deitem por alguns instantes sobre o lado direito do corpo e isso por duas razões: A primeira é que não devemos colocar o peso do corpo sobre o coração, que fica como todos sabem do lado esquerdo do corpo, isso dificulta o bom funcionamento desse músculo, que como todos os outros músculos também é massageado e beneficiado pela prática.
E segundo, numa colocação mais filosófica, por fazer alusão ao sol, que sempre se levanta da direita para a esquerda, do leste para o oeste, com sua luz e força e assim reproduzindo seu movimento colocamos intenção de ser como ele. Elevando o pensamento e sem esperar recompensa, ofertando nossa luz ao mundo.